MINHA DIETA – parte I (noções gerais)

15/11/2012 15:42

“vou dividir as postagens em partes pra que fiquem bem detalhadas ao final”

                Minha reeducação alimentar precisava ser colocada em prática, a decisão de emagrecer já estava tomada, passaram a fazer parte do meu dia-a-dia às atitudes magras, das quais já falei anteriormente...

                Não tive um acompanhamento médico para estabelecer essa dieta, o que não foi prudente, porém, no meu caso tenho vários amigos médicos com os quais eu tirava muitas dúvidas, principalmente o Dr. Alexandre Salomão e o Dr. Rodolfo Pereira, os quais sempre deixaram claro que eu deveria ser orientado por um nutricionista, mas eu não os obedeci.

                Parti do princípio que deveria reduzir a quantidade dos alimentos ingeridos, e principalmente em colocar QUALIDADE no prato, considerei o AÇUCAR um vilão na minha necessidade de perder peso, por isso, reduzi o consumo ao mínimo possível, tendo como fonte apenas as frutas e alimentos que por si só já possuem o seu teor de açúcar, então posso dizer: CORTEI O AÇUCAR!!!

                Para um melhor funcionamento do meu metabolismo, cortar a fome e reduzir a ansiedade, passei a me alimentar de 3 em 3 horas, sempre com qualidade e na quantidade que me saciasse, alimentação esta, respeitando o horário da refeição, ou seja, a alimentação ideal para o almoço, lanches, jantar e ceia! Ingerir MUITA ÁGUA, era uma forma de “enganar” a fome, hidratar, e também, quimicamente ela colabora com a perca de peso.

                Procurei reduzir a ingestão de carboidratos, passei a dar preferência de acordo com o que meu paladar permitia a alimentos INTEGRAIS, que, apesar de geralmente mais calóricos, eles são menos absolvidos pelo nosso organismo e consequentemente eliminados ao fim do processo digestivo (vira bosta mesmo! ...não resisti de fazer uma piadinha, desculpem!).

Passei a consumir frutas diariamente, dando preferência para: MAÇA E PÊRA. Eu não gostava de pêra, alias, não gostava de um monte de coisas que passei comer, e é incrível mudança de paladar, hoje, o mesmo prazer que tinha em comer uma ótima ponta de picanha argentina tenho em comer uma pêra! A maça, comí, e como até hoje, a maça verde, pois ela normalmente por ser mais azeda me dá uma maior saciedade. Uma ótima técnica de comer a maça é cortar em pedaços maiores e morder pedaços pequenos, isso aumenta o tempo que você passa comendo e consequentemente te dá menos ansiedade, isso também funciona com a carne, peixe, ou frango que comemos no almoço e/ou jantar, você cortando em pequenos pedaços eles te darão o sabor que você procura, porém, vai ingerir uma quantidade menos de alimento.

                A redução no tamanho dos pedaços dos alimentos é algo muito importante, é matemática, se você come digamos 20 pedaços de carne no almoço, se reduzir o tamanho de cada pedaço pela metade, você, vai comer os mesmos vinte pedaços, levar o mesmo tempo durante a refeição, sentir o prazer do sabor na comida,  e vai consumir metade do que comia anteriormente! Legal né? E funciona de verdade!

                Nos próximos posts vou dividir em cada refeição o que eu comia! Dicas: Corte ou reduza ao mínimo possível as frituras, sempre dê preferência a consumir peixe, frango, mas não largue a carne vermelha por completo, e, a noite não coma carne vermelha!

Urias Junior Pessoa Freire

urias.junior@live.com

“TORNAR POSSÍVEL O QUASE IMPOSSÍVEL, SÓ SERÁ POSSÍVEL SE VOCÊ QUISER”

Amigos, se puderem, por favor, divulguem o nosso blog em seu facebook e twitter... Obrigado!